FORMAÇÃO | CREF 00029-G / RN
Graduada em Educação Física com pós-graduação em Educação Física para Pessoas com Deficiência pela FESP/UPE / Psicomotricidade pela UnP/RN / Formação em Watsu I,II e III / Healing e Water Dance pela WABA (World Aquatic Bodywork Association). Curso em Emergências Aquáticas Nível II pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA). Escreveu juntamente com Dr. David Szpilman, diretor médico da SOBRASA, Roberto Trindade e Waltecir Lopes a recomendação: “Criança Com Deficiência + Segura Na Água!”. Autora da Metodologia Marcia Ortiz Natação Infantil – Muito Mais Que Natação Infantil. E mediadora de grupos de estudo sobre a metodologia e também, em autismo. Sócia fundadora e diretora na clínica há 20 anos.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Os bebês são sua maior paixão. Sua filosofia de trabalho é baseada nas linhas do desenvolvimento humano com enfoque na Psicomotricidade, o que permite acompanhar de perto o desenvolvimento de bebês e crianças já a partir dos 03 meses de vida.
Atua na Piscina Terapêutica, na natação infantil independentemente se é para aprender a nadar, melhorar segurança aquática, se apresentam alguma queixa escolar, deficiência ou atraso psicomotor. Sua metodologia vem sendo desenvolvida ao longo dos seus 30 anos de profissão e prática na área da natação infantil e agrega segurança, educação, desenvolvimento e diversão. É mediadora de grupos de estudo em equipe interdisciplinar em autismo e natação infantil. Voluntária em programas para a segurança aquática e prevenção do afogamento infantil. É autora de diversos textos destinados a pais e professores de educação física sobre a criança com deficiência e piscina.
Em seu percurso profissional esteve na AACD /SP, no Centro de Reabilitação Infantil CRI/RN, na Academia Stylo/RN e na Clínica Cempri/RN. Cursos técnicos em Halliwick, Watsu, massagem Ayurvédica enriquecem sua atuação. Faz a direção técnica da equipe interdisciplinar na Clínica Márcia Ortiz.
Sua atuação na clínica interdisciplinar prevê avaliação interdisciplinar, entrevistas com a família, interconsultas com psicólogos e demais membros do corpo clínico e ainda, visita às escolas, médicos e profissionais de outras equipes, caso necessário. Criou e esteve como voluntária coordenando o Projeto Viva a Diferença! Um programa de lazer para a inclusão social da pessoa com deficiência, durante 13 anos. Foi sócia fundadora da clínica que leva seu nome em 2004.
Ao longo do tempo conseguiu fazer com que os alunos experimentassem na piscina muito mais que natação! Considera que vão muito além da técnica. Sua metodologia vem sendo desenvolvida ao longo de 30 anos mediante muito estudo nas áreas do desenvolvimento infantil aliado com a prática na piscina. Sempre esteve atenta ao que podia ser estimulado quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, de estimulação sensorial, recreativa bem como, preparada para eventuais e possíveis queixas e dúvidas trazidas pelos pais. Prepara a equipe para que as crianças no decorrer das aulas conheça regras de segurança aquática.
Coordena a equipe de professores que está sempre em cursos de atualização e estudo em equipe interdisciplinar: autismo e natação infantil.