skip to Main Content

Dicas Sobre o Banho Na Primeira infância

Quando a gente fala em banho do bebê para uma mãe de primeira viagem o que primeiro vem na cabeça é: como oferecer segurança para que o bebê tome o banho e tudo fique bem?

Depois aos poucos vai se aprendendo tudo e os banhos acontecem mais vezes ao dia, nesse nosso clima de muito sol e calor na cidade de Natal.

O banho pode funcionar bem como estratégia quando o bebê está enjoadinho e sem sabermos bem o que quer.

Funciona também, para ajustar a rotina que tanto deixa o bebê mais seguro.

Logo percebemos que a diversão no banho é certa e a bronca passa a ser conseguir finalizar e convencer que acabou.

Durante o banho, tão importante quanto garantir a segurança do bebê, aprendendo a reconhecer riscos que podem colocá-lo em perigo é saber que o banho é uma ótima oportunidade de estimulação psicomotora e sensorial na primeira infância e pelo menos um banho por dia deve ser preparado para oferecer muito mais do que higiene.

Sabe o que é muito útil no banheiro por muitos anos? Uma bacia bem grande ou uma piscininha inflável que vai deixar o banho muito mais divertido e proveitoso.

Recomendamos que por volta dos 07 meses a banheira possa ser usada já sem o apoio alto dos pés,  diretamente no chão do box aproveitando o chuveiro para encher e enxaguar o bebê. A partir dessa idade o bebê começa a empurrar os pezinhos no fundo da banheira e a combinação com água, shampoo e altura passa a ser perigosa e levar as mamães a encurtar o tempo dos banhos ou a ficarem inseguras trazendo desconforto e cenário inapropriado para que a brincadeira possa tomar conta.

Um tapete de borracha que cubra todo o espaço do piso pode acomodar a banheira ou a bacia no chão e vai facilitar ao bebê a ficar em pé com apoio firme e também na entrada e saída conforme for crescendo e se desenvolvendo, garantindo maior segurança.

Você mamãe deve estar disponível e atenta para se divertir junto aproveitando músicas, baldinhos, regador, brinquedinhos que afundem, espuma de barbear, folhas de plantas, corante de alimentos, tinta e bolinhas coloridas para diversificar as atividades. Alguns brinquedos como esponjas e giz para azulejos, bichinhos de EVA quando molhados colam no azulejo por um tempinho, e também são o máximo quando combinados com o banho do bebê!

Muito importante que você mamãe esteja bem segura sobre como oferecer as oportunidades para que o seu bebê experimente variadas brincadeiras sensoriais e assim, possa ir se ambientando aos poucos favorecendo o prazer do contato com a água e a sensação de água escorrendo pela cabeça enquanto molha o rosto.

Essas oportunidades se vivenciadas desde muito cedo serão melhor recebidas pelo seu bebê e irão facilitar sua adaptação nas nossas aulas na piscina.

Mas para que ser bem tranquilo para você e para seu bebê, você precisa estar segura para que ele perceba em você a tranquilidade e possa também receber o estímulo como uma brincadeira.

Sempre comece a molhar a cabeça do bebê pela parte de trás, próximo mais do alto da nuca e somente depois é que você vai molhando aos poucos e deixando a água escorrer pelo rostinho do bebê. Faça brincadeiras com a voz enquanto sorri.

No chuveiro segure-o firme evitando apertar demais além do necessário para dar-lhe segurança, passe confiança e traga-o junto de seu corpo. Você ou o papai podem começar molhando-o de trás para a frente, passando o bebê primeiramente com as costas pela água, cuidando para não ser tão rápido e nem demorar em baixo do maior fluxo de água.

Vá ganhando confiança e fique sempre atenta ao que o bebê demonstra em seu rostinho.

Prepare-se para muita brincadeira e nunca o deixe sozinho nem por um minuto na água ou próximo de locais com água!

Brincadeiras sensoriais são essenciais para a saúde e desenvolvimento do bebê.

Esteja calma e confiante! Você pode se inspirar lendo mais a respeito aqui nestes links que separamos:

https://www.dentrodahistoria.com.br/blog/casa-e-cotidiano/brincadeiras-para-a-hora-do-banho/#:~:text=Brincadeiras%20no%20banho%20do%20beb%C3%AA,e%20at%C3%A9%20dar%C3%A1%20boas%20risadas.

https://blog-pt.kinedu.com/banho-divertido/

https://www.tempojunto.com/2017/10/12/brincadeiras-que-vao-animar-a-hora-do-banho-das-criancas/

https://bebe.abril.com.br/familia/15-brinquedos-para-tornar-o-banho-da-crianca-um-momento-mais-divertido/

Desfrutem tudo o que esse nosso mundo aquático pode oferecer! E a gente se encontra na piscina!

Por Márcia Ortiz