Natação Terapêutica – Benefícios e Resultados
As maiores e melhores oportunidades para que um bebê ou crianças se desenvolvam acontecem quando eles têm contato com estímulos adequados e, a água é sempre um grande atrativo às crianças, especialmente para crianças com deficiência que tendem a algumas limitações ou adaptações para que seu desenvolvimento possa ocorrer satisfatoriamente.
Na piscina, nossa forma de atuar prevê a implementação de atividades e recursos que convocam na criança habilidades técnicas focadas em seu progresso clínico.
Estamos sempre atentos ao histórico da criança, indicação médica e queixas familiares. Criamos oportunidades para que a criança vá aos poucos se aclimatando ao novo ambiente, ao professor e à terapia. Valorizamos toda a movimentação espontânea da criança para que nos sirva de base e a partir daí, traçamos objetivos e buscamos conquistas. O planejamento terapêutico engloba a equipe de profissionais envolvidos com o caso, a escola e a família.
São planejadas e provocadas situações que convidam a criança a participar de modo que nos deixe perceber sua atenção e seu interesse pelos materiais, brinquedos e, em especial sua condição de interação com o profissional, mediador das atividades.
Nossa atenção privilegia desenvolvimento psicomotor, integração sensorial, maturidade emocional e ambiental. Também, situações que requeiram equilíbrio, persistência motora e de atenção sustentada, de esforço, atitudinal e de negociação. O profissional estará atento a identificar questões relativas às dificuldades neurológicas, habilidades sociais e relacioná-las às queixas dos pais. Isto claro, dependendo sempre do andamento dos acontecimentos no decorrer das sessões.
Avaliamos continuamente critérios técnicos tanto de intimidade da criança com o meio líquido, percebendo desdobramentos que uma boa adaptação a este meio requer também, em situações onde precise usar seu corpo em descontração facial e corporal, imersões, utilização de materiais e apoios, deslocamento, autonomia e nado utilitário como, utilizamos escalas padronizadas para avaliar barreiras de aprendizagem e comportamento.
Os resultados são percebidos na piscina e estendidos aos ambientes que a criança frequenta e o benefícios podem didaticamente apresentados em tópicos para melhor entendimento.
Saúde – A piscina em temperatura confortável e nossa metodologia exclusiva são atrativos que funcionam muito bem para a criança, com isso a prática de uma atividade física é incentivada, o que favorece o engajamento e tantos resultados para a saúde da criança. Muitas vezes, é a natação terapêutica é única atividade física possível para a criança com deficiência. Pode melhorar condicionamento físico, postura, ter maior flexibilidade e amplitude de movimentos, desfrutar melhor de atividades de lazer, vivenciar momentos relaxantes que podem melhorar sono e alimentação, promover esforço a ponto de oferecer menor chance de obesidade e sedentarismo. Critérios clínicos a respeito da patologia apresentada pela criança são levados em conta e determinam o plano terapêutico.
Segurança – Sua criança precisa aprender a estar mais segura na piscina conhecendo regras, limites e habilidades de sobrevivência em segurança aquática pois devido a características próprias do desenvolvimento infantil, crianças têm coordenação motora limitada, pouca habilidade para reconhecer situações perigosas e reagir de maneira rápida e correta para se livrar delas e sendo a água um grande atrativo às crianças, pode submetê-las a um maior risco de afogamento, e a presença da uma deficiência na criança poder acentuar ainda mais estes riscos.
Motricidade – Experimentará plenamente experiências divertidas que enriquecem o acervo neuropsicomotor e sensorial tão importante e que abrem caminho para uma infância feliz. Atividades de atenção compartilhada, de planejamento e concentração, trocas de turno e capacidade de tolerância à frustração em situações de desconforto estão presentes nas aulas.
Habilidade Social – Vivenciará situações em um novo mundo de descobertas, fará novos amigos, aprenderá aguardar sua vez, a participar em jogos de cooperação e a ter atenção para seguir regras de brincadeiras, a ouvir quando alguém está falando, a se comunicar e a respeitar diferenças.
Raciocínio Prático e Cognição – Experimentará conceitos de matemática na prática, vivenciará oportunidades de melhor atenção, concentração e da compreensão das atividades propostas e resolução de problemas e uso de raciocínio.
Todos sabemos o quão importante se faz esses saberes na vida de uma criança.
Por Marcia Ortiz