Socorro… As férias chegaram
Socorro!… As férias chegaram…
Uma criança deve ser estimulada e tudo o que envolve este processo deve ser divertido e ter um significado afetivo pra ela. Para isto devemos procurar usar muita intuição, estar atentos aos sinais de prazer e engajamento e apresentar jogos, brincadeiras e atividades que estejam ao seu alcance psicomotor. Não adianta, por exemplo, iniciar com um quebra-cabeça de 150 peças, muito menos… jogos com regras rígidas demais ou desenhos com muitos detalhes.
Outro fator importante deve ser o fato de que o elogio verdadeiro é um ótimo combustível para que a criança tenha sua auto-estima alimentada.
Se você estiver divertindo-se junto será muito mais prazerosa esta atividade. Então, que tal dispor de várias peças de roupas coloridas, chapéus, perucas, óculos para uma “festa à fantasia” com muita música e movimento?
Atividades ao ar livre fazem o maior sucesso com a criançada. Vamos molhar as plantinhas? Vamos plantar? Vamos dar banho no cachorro? Lavar o carro? Andar por cima de pneus? Brincar de cobrinha com uma corda em movimento no chão? Jogar bola? Dê preferência a bolas grandes, leves e jogos sem muitas regras. Você pode ainda construir as regras pouco a pouco, de modo que a criança participe deste processo.
Já pensou em experimentar uma cama elástica estando sentado ao lado de seu filho? Ou engatinhar e passar por baixo de obstáculos. Você já brincou de “cabaninha” com lençóis e algumas almofadas? Uma barraca de camping pode se transformar numa boa aventura. Uma lanterna à noite pode trazer novas descobertas. Enquanto isso, seu filho aprende e põe seu corpo em movimento. Junto com você ele pode sentir segurança e mostrar-se mais ativo. E você pode devagar ir descobrindo que a infância é única, não volta quando sentirmos saudades e eles já estiverem crescidos. Portanto, é hora de juntos se divertir… a aprendizagem virá como num passe de mágica.
Para atividades dentro de casa use papéis grandes, como cartolinas ou planta baixa, aquelas usadas por arquitetos. Descubra os gizes especiais para azulejos e utilize-os no banho de seus filhos. Tenha sempre um banho animado e uma bacia bem grande cheia de água e muitos brinquedos no box.
Se a criança ainda não recorta, rasgue com eles revistas velhas e faça bolinhas de papel e durex. Use meias velhas para confeccionar bolas.
É muito importante para a criança, perceber que você supõe que ela possa, que acredita nela e imagina que será possível. Que valoriza seus feitos e se diverte com seus erros, acerto e descobertas.
Uma criança deve ser estimulada e ter a chance de fazer de novo se quiser e perceber que isto só melhora a sua forma de fazer. Precisa ter em você um “chefe” de torcida organizada. Um fã. Perceber seu exemplo. O que você mostra. Suas opções. Suas escolhas. Seu interesse. Por que você acha que toda criança prefere o celular do adulto ao brinquedo que ganhou? O seu interesse vai mover e dar direção ao que ela vai preferir.
Todas as suas produções devem ser valorizadas. Assim, ela estará pronta para seguir adiante, dar um novo passo ruma às novas descobertas e dar um novo passo.
Prepare o ambiente do seu filho para que a aprendizagem ocorra naturalmente. Talvez, para isso você deva inicialmente organizar um tempo na sua agenda, criar uma nova rotina e encaixar mais momentos gostosos com ele. Tenha a atenção voltada para o momento em que estiver com seu filho. Esqueça o celular, a tv e deixe-o perceber que você está inteiro com ele, de corpo e alma. A brincadeira é só de vocês.
Um erro comum é delegar à escola este processo por inteiro. Este período da vida da criança será fundamental e terá influência em sua personalidade e em todas as suas produções. Não é justo que outra instituição, que não a família, tenha tamanha responsabilidade a alcançar sozinha. A escola deve ser uma aliada. A escola deve também estar preparada para valorizar as produções da criança, tendo como base as diretrizes do desenvolvimento da criança, mas nunca esquecendo que cada um traz consigo sua própria história de vida e marcas particulares. Esta história e suas marcas vão inscrever percepções e experiências nessa criança e em algum momento ou em muitos, atrasos em alguns aspectos podem acontecer. Toda criança tem o direito de ser levada em conta na sua particularidade, percebida como ser único e prestigiada em suas produções.
Desconfie se isto não acontecer.
Não somo todos iguais. As diferenças estão aí para serem respeitadas.
Não seja tão rígido em suas avaliações. Curta cada momento e perceba que sua criança precisa de você!
Boas brincadeiras…..